CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE

A chamada para ação da Litterati é simples: encontrar lixo no chão; fotografá-lo; publicá-lo no Instagram com o hashtag #litterati; e depois jogar fora, reciclar, ou fazer composto. Usando crowd-sourcing para a limpeza, o Jeff espera que poderá de alcançar seu objetivo de um mundo livre de lixo.

Jeff sabia que era necessário ter a comunidade envolvida para fazer Litterati ser bem sucedida. Ele foi aos palcos pelos EUA para contar sua história, e pedir para que outros se juntem a ele em sua jornada. Prezi lhe proporcionou uma plataforma visual envolvente que ele poderia usar para trazer Litterati à vida.

209A8720.jpg
 
 

"As imagens começaram a vir de todas as partes do mundo, eu percebi que tinha algo com um potencial de impacto enorme."

 
 
 
 

"Seja áreas em destaque no mapa, ou fotos tiradas por nossa comunidade, a visualização é fundamental."

 
 

VISUALIZAÇÃO DE DADOS

Com a contribuíção das pessoas usando o hashtag #litterati no Instagram, Jeff começou a olhar para os dados—quem estava pegando o quê e onde. Jeff construiu um mapa mostrando de onde o lixo foi retirado, e as tendências começaram a surgir.

Ele percebeu que poderia compartilhar esses dados com pessoas com poder de decisão para ajudá-los a entender a melhor forma de alocar seus recursos—como uma lata de lixo no local certo ou um contentor de reciclagem.

"Prezi me permite destacar as partes com maior densidade de lixo no mapa" 

 
 

"Prezi traz a história da Litterati à vida. Ela ajuda a criar uma conexão emocional com o nosso público."

 
 
209A8826.jpg
 

PARTICIPANDO DA CONVERSA

Além de compartilhar onde encontravam o lixo, os colaboradores da Litterati frequentemente marcavam o que eles estavam pegando; "Starbucks", "Coca Cola", "Marlboro". Foi quando Jeff teve a sua próxima idéia: Litterati poderia abrir uma conversa com as marcas que apareciam com maior freqüência nas fotos do Instagram. Que isso signifique a implementação de copos biodegradáveis ou oferta de produtos gratuitos para pessoas que recolhem o lixo, Litterati está na vanguarda de redefinir a responsabilidade em eco-negócios.

Com o Prezi, Jeff pode iniciar uma conversa com qualquer pessoa. Com um toque de seu dedo, ele pode começar a apresentar em seu iPad, e sua audiência pode acompanhar em seus próprios dispositivos, onde quer que estejam.

 

"Estamos todos tão conectados nos dias de hoje, que é fácil esquecer que podemos usar essas conexões para fazer progressos no mundo."

 

Siga Litterati no Instagram @litterati ou confira o seu site no www.litterati.org.


Como a Prezi pode mudar a maneira como você trabalha?